Durante a década de 90, o jovem Marquis Lewis era mais um adolescente periférico de Los Angeles ouvindo Wu-Tang Clan e querendo deixar sua marca pelas ruas. Da música “Heaterz”, do grupo de hip hop de Nova York, ele tirou o nome pelo qual viria a ser conhecido no mundo todo: Retna.

Retna em uma entrevista fala que na sua adolescência sofreu influencias de artistas renomados como Degas, Klimt, Blasquiat e o movimento artístico nouveau.

Quando começou sua carreira no graffite, nos anos 90 ele costumava escrever com seu estilo de fonte, poesias e mensagens inspiradoras para as pessoas que passavam pela rua, no decorrer de sua carreira Retna já fez trabalhos para renomadas marcas também, tais como: Nike e  Louis Vuitton.

De lá pra cá, Retna se tornou um nome muito forte e consolidado da street art contemporânea.

Sua arte é mais tipográfica do que imagética. No entanto, ele criou um alfabeto próprio, que une elementos inspirados nos hieróglifos Egípcios, no alfabeto Inca, nas caligrafias árabes, hebraicas e asiáticas e, claro, no graffite.

 

thingz.com.br thingz.com.br thingz.com.br thingz.com.br thingz.com.brthingz.com.brthingz.com.brthingz.com.brthingz.com.brthingz.com.brthingz.com.br