Ford divulgou um vídeo em que apresenta a nova tecnologia de iluminação noturna que já está em fase de testes na Alemanha e permite identificar pedestres, ciclistas e animais na pista à noite. O sistema utiliza os faróis adaptativos, que iluminam curvas e esquinas e já estão presentes nos modelos 2016 à venda no Brasil, e uma câmera infravermelha. A expectativa da empresa é que essa tecnologia esteja disponível no mercado em breve.

Embora essas funcionalidades não sejam exatamente uma novidade no mundo automotivo – BMW, Mercedes e Audi já utilizam sistemas parecidos em seus veículos –, a intenção da Ford é fazer com que elas sejam acessíveis para as pessoas.

A operação do sistema é por GPS e direciona dois faróis auxiliares móveis para iluminar curvas de rodovias e possíveis depressões de forma mais eficiente.

Caso o sinal do GPS não esteja disponível, uma câmera instalada na base do espelho retrovisor identifica as marcas na lateral da pista e também placas para se adaptar à direção da curva. Em casos como cruzamentos e rotatórias, os faróis auxiliares “abrem”, ampliando a iluminação nestas situações.